

Fundação: 20/10/1988
A palavra, que move este Site é Jesus!
Associação Comunitária dos Moradores de Tatuamunha e Adjacências
REGIME: 87.11.5.02/Instituição de Longa Permanência para Idosos.
JUNTE-SE A NÓS!
A ACMTA, defende há mais de 29 anos o bem estar da comunidade em que atua, além de promover melhorias da condição de vida dos idosos, jovens e pessoas carentes, dentro de uma perspectiva socioambiental, comprometida com a sustentabilidade do meio ambiente, especialmente cuidadando do futuro das novas gerações. Atuamos também, como antena precursora, na melhoria da terra e do chão batido, na construção de soluções para o desenvolvimento sustentável das comunidades ribeirinhos, quilombolas e extrativistas da Região Norte de Alagoas, através de Editais promovidos pelos órgãos públicos e privados, seja ele nacional ou internacional.

O QUE FAZ A GENTE SER DIFERENTE!
​
OS OBJETIVOS E AS METAS
Os Objetivos e Metas estimularão a ação nos próximos quinze anos em áreas de importância crítica para a humanidade e o planeta:
PESSOAS
Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e a assegurar que todos os seres humanos possam realizar seu potencial em dignidade e igualdade e em um ambiente saudável.
PLANETA
Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, inclusive por meio de consumo e produção sustentáveis, gerenciando de maneira sustentável seus recursos naturais e agindo com urgência sobre a mudança climática, para que ela possa atender às necessidades das gerações presentes e futuras.
PROSPERIDADE
Estamos determinados a garantir que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e gratificante e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.
PAZ
Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas, livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e sem paz sem desenvolvimento sustentável.
PARCERIA
Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda através de uma Parceria Global Revitalizada para o Desenvolvimento Sustentável, baseada num espírito de solidariedade global fortalecida, centrada especialmente nas necessidades dos mais pobres e vulneráveis ​​e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.
As interligações e a natureza integrada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são de importância crucial para assegurar que o objetivo da nova Agenda seja alcançado. Se percebermos nossas ambições em toda a extensão da Agenda, a vida de todos será profundamente melhorada e nosso mundo será transformado para melhor.
ESPAÇO
DESTINADO
PARA
PUBLICIDADE
E
PROPAGANDA
DA
REGIÃO
Senhor Visitante!
​
Sempre que for visita a região procure as informações em órgãos públicos, Ministerio do Turismo, ou as Entidades locais credenciadas. A ACMTA dispõe de pessoal capacitado e treinado para fazer passeios Turistico na região, com total segurança.
Não faça passeios com pessoas não credenciadas, para não ser supreendido, no momento da saída para o passeio exija do condutor a documentação do transporte e documento pessoal do mesmo.
​
Não faça nenhum passeio na região de matas sem ser vacinado contra a febre amarela!
Porto de Pedras - Alagoas
.png)
ATRAÇÕES DA CIDADE:
01. Festas e Festival:
- 10 de janeiro: Festa de São Gonçalo (Tatuamunha);
- 19 de Março: Festa de São José (Lages);
- 29 de junho: Festa de São Paulo Palmeira);
- 15 de Agosto: Festa da Padroeira N.Glória;
- 10 de Outubro: Festival do Coco.
02. Gastronômia Local
03. Passeios na praia e rios
04. Passeios de barcos
05. Passeios Mata Atlântica
- Visita ao santuário do peixe boi marinho.
ASSISTÊNCIA
O trabalho em grupo e ações comunitárias da ACMTA, foca o primeiro emprego e, o bem estar da sociedade de baixa renda, grupos de idosos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social na região, que tem como objetivo principal a promoção na qualidade de vida, no envelhecimento ativo em todas as suas dimensões por meio de ações diversas, como: esporte inclusivo, academia da saúde, atendimento ao Programa de Saúde Alimentar Mesa Brasil, promovido pelo Governo Federal, através da Rede Nacional contra os disperdícios de alimentos em condições de consumo, recolhidos através do Mesa Brasil, que são doados por empresas de alimentos e agroindústria, transportado até o banco de alimentos da ACMTA, onde é selecionados, armazenados e distribuidos, para que as famílias da comunidade, possam recolhê-las a cada semana.
O Navio aqui representado diz, que o Programa Alimentar fala uma linguagem aberta, que corre em todas as direções sem discriminação de raça, cor ou religião.
SAÚDE
A prioridade da ACMTA é sobre tudo a saúde do idoso, na prenvenção de doenças e, no combate ao câncer de mama e doenças infecto contagiosa, porém em todas as atividades promovidas pela entidade será, na educação em saúde da família, que consiste numa proposta metodológica educacional, que visa capacitar pessoas para o auto-exame e cuidados diários. O foco desse projeto, será desenvolvido em parceria com órgãos públicos e privados, na formação de multiplicadores na área da saúde, alimentação e medicação correta do idoso, objetivando melhorar a qualidade de vida dentro das comunidades.
NUTRIÇÃO
O Programa de Educação Nutricional, incentivando o consumo de alimentos saudáveis, ofertandos pelas frutas, verduras, legumes e hortaliças. Desenvolvido pela Organização Mundial de Saúde, que visa distribuir conhecimentos e material didáticos para pessoas de baixa renda, na promoção de conhecimentos e produção de alimentos saudáveis, no seu dia a dia.
TURISMO

RIO TATUAMUNHA
​
Localizado à 94 Km da capital de Maceió, o rio, que leva o nome do povoado, com sua exuberância natural e suas reservas prezevadas, cunjuga a encosta ao longo do seu leito. Um rio de água escura, onde encontra-se o Projeto de Preservação do Peixe-Boi Marinho.
PONTE SOB O RIO TATUAMUNHA
​
Construída na década de 70, com o empenho dos moradores, no mandato do prefeito Zizo Cunha e seu Vice-Prefeito Benedito Eugênio Avelino da Silva, com o apoio da comunidade. Destacamos alguns destes pensonagens e filhos da terra: João Lino da Silva, Antônio Maurício de Lima, Josias Alves de Lima, Renato Dorta e Leonildo Carvalho Pessoa (Sr.Liu) e Valdemar Carvalho Dorta. Desde sua existência até os dias de hoje, mantem a sua originalidade.
A vista da ponte é um dos pontos, que faz o diferencial das belezas naturais do local.
​


SANTUÁRIO DO PEIXE-BOI
A caminhada atéo local, dura em média 25min, e logo avistamos o grande santuário, onde alocamos um barco à remo para ver os peixes-boi, que ficam em seu ambiente natural, monitorados pelo ICM-BIO (Ibama), que permite apenas 70 visitantes por dia.
As jangadas são monitorada e guiadas pelos moradores (treinados), para não prejudicar os animais.
PESCA ARTESANAL PRAIA DE TATUAMUNHA
Uma caminhada de 40' minutos, o passeio deve ser feito, com guias local, que deverá ser monitorado por pessoas treinadas.


BOCA DO RIO TATUAMUNHA
O Povoado Tatuamunha, com suas tradições culturais ao longo de sua existência, mantém seus custumes preservados pelos ribeirinhos, extrativistas e quilombolas, que luta com coragem, na busca de melhorias, para manterem suas origens preservadas.
A caminhada do centro da comunidade até à boca do rio, dura em média 60 min e logo chega no local. Atualmente, não têm nenhuma estrutura gastronômica, para seus visitantes. Os cuidados com a natureza carece de muita atenção, principalmente com as cebeceiras do rio e da preservação do local.
O Sítio de Coqueiro de propriedade particular do Sr. Eurico Uchôa, vem sendo degradado diáriamente pelos moradores e visitantes, até mesmo pela falta de controle da chegada e saída de seus visitantes, quanto aos cuidados com a preservação do rio. O passeio até o local, proporciona um pôr do sol mais bonito do Brasil.
Finalizando, entendemos, que é necessário de uma força tarefa para cuidarmos melhor com a preservação do local, juntamente com os órgãos públicos e do ICM-BIO.
CASA DE FARINHA
A caminhada do centro da comunidade até o Sítio Cabocla, dura em média 20min, andando de pés, logo chega no local, com suas caracteristicas rústicas. Semanalmente se produz farinha de mandioca, bejus e torrados, feito com o povilho extraído da fécula da mandioca.
