top of page

Projeto "Mama Mia" Prevenção e Tratamento

Sempre ativo e atento aos exames!

O objetivo do projeto é desenvolver um trabalho preventivo contra a doença no início e identificar lesões sugestivas de câncer e, a partir daí, encaminhar homens e mulheres com resultados alterados para investigação diagnóstica e tratamento).

​

Diagnóstico Precoce

A estratégia do projeto do diagnóstico precoce contribui para a redução do estágio de apresentação do câncer, sendo conhecida algumas vezes como down-staging. Nessa estratégia, destaca-se a importância da educação da mulher e dos profissionais de saúde para o reconhecimento dos sinais e sintomas do câncer de mama, bem como do acesso rápido e facilitado aos serviços de saúde.

Na década de 1950, nos Estados Unidos, o autoexame das mamas surgiu como estratégia para diminuir o diagnóstico de tumores de mama em fase avançada. Ao final da década de 1990, ensaios clínicos mostraram que o autoexame das mamas não reduzia a mortalidade pelo câncer de mama. A partir de então, diversos países passaram a adotar a estratégia de breast awareness, que significa estar alerta para a saúde das mamas.

A política de alerta à saúde das mamas destaca a importância do diagnóstico precoce e busca orientar a população feminina sobre as mudanças habituais das mamas em diferentes momentos do ciclo de vida e os principais sinais do câncer de mama.

A orientação é que a mulher realize a autopalpação/observação das mamas sempre que se sentir confortável para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), sem nenhuma recomendação de técnica específica, valorizando-se a descoberta casual de pequenas alterações mamárias. É necessário que a mulher seja estimulada a procurar esclarecimento médico sempre que perceber alguma alteração suspeita em suas mamas e a participar das ações de detecção precoce do câncer de mama. O sistema de saúde precisa adequar-se para acolher, informar e realizar os exames diagnósticos adequados em resposta a essa demanda estimulada. Prioridade na marcação de exames deve ser dada às mulheres sintomáticas, que já apresentam alguma alteração suspeita na mama.

Essa estratégia mostra ser mais efetiva do que o autoexame das mamas, isto é, a maior parte das mulheres com câncer de mama identificou o câncer por meio da palpação ocasional em comparação com o autoexame (aproximadamente 65% das mulheres identificam o câncer de mama casualmente e 35% por meio do autoexame mensal).

A missão e o foco principal deste projeto é a instalação de um Mamografo na cidade de Porto de Pedras, para  a realização de exame clínico preventivo de "Momografia".

Nosso maior desafio é angarear recursos finaceiros em todo Brasil, no período de 12 meses, através de doações e movimentos sociais, dentro das comunidade em geral do Município.

​

FONTE DE INSPIRAÇÃO E TEXTO: INPI

JUNTOS

     NA

        LUTA

          CONTRA

                O

                   CÂNCER!

© ACMTA-Associação Comunitária dos Moradores de Tatuamunha e Adjacências.

      Praça São Gonçalo, s/n - Tatuamunha

             Porto de Pedras - Alagoas - Brasil

                   CEP 57.945-000   

          E-mail: acmtasac@gmail.com

  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon

CNPJ: 24.167.967/0001-20

bottom of page